Dicas

MANUAL BÁSICO PARA SOM AUTOMOTIVO
"Por Fábio Bonatti, com liguagem de fácil entendimento "


QUALIDADE: Em resumo posso dizer que a qualidade é um som com EQUILIBRIO de TODAS freqüências! (Sem exageros de cornetas, ou muito grave e pouco médio, o certo é “equilibrar” o som! Nos CD´s Players, você tem o LOW / MID / HI , p/ equalizar!

FREQUENCIA: A Freqüência é medida em vibrações por segundo, ou seja, aquele gravão que você sente dentro do carro bem extenso “TUmmmmm” fica entre 100 a 25hz , ou seja vai de 100 vibrações por segundo até 25 vibrações por segundo, onde, o ouvido humano consegue ouvir melhor, a partir de 35/40hz para cima! A Faixa útil de freqüências vai de 20hz à 20.000hz em média!

EQUALIZACAO: Temos que saber que “Nenhum falante consegue tocar TODAS as freqüências”, então precisamos de um “Conjunto” de falantes, que juntos, e bem regulados, respondam em “Equilibrio” a maior faixa de freqüência possível!
*Imagine um som que vai de 20hz à 20khz planos, sem quedas, isso seria um “som perfeito” !!

Para entender melhor como os falantes funcionam vamos “dividir” as freqüências :
- SUB-GRAVE: É aquele grava BEM extendido, que fica entre 20~60hz;
- GRAVE: É uma freqüência mais firme, rápida , entre 60~200hz ;
- MÉDIO-GRAVE: Para entender melhor podemos dizer que é onde “começa a terminar” o grave, e inicia aquela voz encorpada, batuques, batidas bem secas, sons de vários instrumentos no meio da música”;
- MÉDIO: É a freqüência da “VOZ” ou seja, ela fica entre 400hz à 6000hz em média;
- AGUDO: É quando o falante, (normalmente tweeter), consegue vibrar mais de 6 Mil vezes por segundo dando aquele som “Tssss, Tchhh” , os drivers de Titanium conseguem dar Voz+Agudo!

MONTAR UM SOM DE QUALIDADE:
Para se ter essa faixa útil toda preenchida em equilíbrio você precisa:

- Falantes que respondam à SUB & GRAVES : São os falantes de 15”, 18" ou 21, que sejam feitos para render subgrave e grave (o cone excurssiona bastante)! Como os woofers, tem a sua borda sanfonada normalmente de tecido, um falante de 18” , por ter seu cone maior e mais pesado que um de 10”, ele não vai conseguir vibrar 2000 vezes por segundo tão rápido como um de 10”, mas, ele terá maior facilidade em vibrar 60 vezes por segundo, pois seu cone é maior, e tem que empurrar uma “massa de ar” maior, por isso, usamos falantes de 15,18,21 para gravões! ;

- Falantes de MÉDIO-GRAVES : São falantes menores (6 à 12”) que conseguem responder melhor a freqüências de voz encorpada, batidas rápidas, onde aparecem vários instrumentos , batuques, etc! Geralmente são cortados dentre 150hz ~ 1200hz: É onde o grave dos falantes grandes começa a perder Db´s, e onde a corneta começa a trabalhar, então ele fica entre os subões e os drivers!

- Drivers Fenólicos e Titânium : Os drivers fenólicos são os responsáveis pela Voz, mas sem agudo, respondem em média de 500hz à 6000hz, seu reparo é feito de “Feno” , uma fibra entrelaçada! Os drivers de Titanium normalmente tem maior rendimento (Db) pois seu reparo é feito de Titanium, um material mais leve e fino, que consegue vibrar mais vezes por segundo, e normalmente sua freqüência vai de 500~20.000hz, ou seja, não nescessita de “Tweeter” para o agudo! Só que é bom saber equalizar e cortar ele certinho! :)

- Tweeters : São responsáveis pelos agudos, que vão dentre +- 5k à 30khz!! São responsáveis por sons conhecidos como “Tshhhiii” com pouca voz e um agudo fino.. um som de um alfinete caindo seria bem reproduzido por um tweeter!



LED CLIP & DICAS DE COMO NÃO TORRAR SEU SOM!!!

Regulagem: Primeiro ligue seu cd player, e veja qual Maximo que ele vai, digamos volume 60 é 100%, então, estipule um máximo para seu som, digamos volume 30 ou 40.. Vá no seu módulo e deixe o ganho zerado (6V = Mínimo, 0.5V = Max!), ai você liga o CD Player em volume BAIXO, e ligue o amplificador, logo após, OLHANDO Para o LED CLIP, comece a aumentar o volume aos poucos em uma música que você ouvirá "muito" rs rs.. Se chegar no volume estipulado como "Maximo", e ainda não tiver acendido a luz de CLIP, você poderá aumentar o ganho em direção à 0.5V, devagar, até que pisque uma vez , quando ela piscar significa q está no Maximo, ali por diante tocara muito mais mas também, para torrar os subs é rapidinho!!!

Como Manter: Bom, a maioria, deixa o CLIP piscar, o certo para não forçar e tocar MUITO BEM, é deixar no máximooooo piscar 1 vez a cada 3 batidas da musica, ou seja quase não piscar, é o correto! Mas CUIDADO, com o tempo a voltagem da bateria CAI e o CLIP pisca mais rapido!! Se piscar uma vez por batida estaria no limite, e facilmente, se entrar uma musica com grave de maior Db irá feder as bobinas! Uma dica é usar fontes, e fique SEMPRE de olho no Led de CLIP!!!

Amplificadores SEM led de CLIP: É indicado , fazer o mesmo procedimento acima, mas, quando “Sentir” que sai um som estranho do falante, abaixar 2 a 3 volumes! É mais complicado, pois tem que “se acostumar” ao máximo do equipamento, um bom ex., é você ir aumentando até que sinta que não mudou mais nada, por ex: No volume 30 está no maximo? No 35 não mudou nada? Abaixe pro 29!!

Baterias: Como saber se ta bom/boa? Bom, a primeira dica é usar de 80 à 100Amperes de bateria para cada 1000wrms de amplificadores (A soma deles) no total, então um som com 3500wrms precisa de 280 ~ 350Amperes de bateria (pode somar da frente com a de traz, se interligadas!). Para saber se sua bateria está boa, você pode usar um bat meter que custa em media de 70 a 190 reais, ou um multímetro comum, e veja, se quando da as batidas, perto de 100%, a voltagem, não deve cair de 11.8 a 12.2V, caindo abaixo de 11.5V, significa que você precisa de mais bateria p/ seu som!! ** Caso a luz de teto de seu carro ficar piscando demais, é outra amostra de que você PRECISA de mais bateria.. rs rs

Mega-Capacitores: Os mega capacitores não tem carga / amperagem, eles estabilizam, fazem a tensão (Voltagem) não cair demais, dando picos mais fortes, servem apenas para Graves, não voz, o correto é usar 01 Farad para cada 500wrms de amp!!!

Alternadores e Fontes: O Alternador funciona exatamente como um carregador/fonte, ou seja, quando a bateria pede carga, que ele trabalha mais, e qto mais forte mais vai consumir / forçar o motor, ele vai carregar em media 10 a 20% menos do que foi feito para carregar, pois ele também mantém vários equipamentos eletrônicos de seu carro como luzes, ar, etc..! Exemplo: Um alternador de 50A vai carregar 50A/hr , sendo assim, uma bateria de 400Amperes, com digamos baixa carga (Faltando 300A) demoraria 2 horas p/ cada 100Amp, então 3 horas ou mais para carregar 100%, lembrando que, nunca pode-se deixar uma bateria chegar ao FIM.. zerar! Normalmente baterias de água zeradas não conseguem carregar 100% novamente após zeradas! Para isso não acontecer, veja sempre se as luzes de teto não piscam muito, se o som não ficou muito fraco, etc.. se caso a voltagem estiver abaixo de 12.6V quando a bateria estiver parada, é sinal de que precisa de carga, e nos PICOS Do som, o certo é nunca cair de < 11Volts, se cair, bote + Bateria!!! **De acordo com profissionais do ramo, para carregar a bateria até 80% é rápido, o que demora é os 80 à 100% !!

Decibéis: É uma unidade logarítima usada para medir a intensidade do som, e este calculo é um pouco complexo, mas lhe darei algumas bases:
- 3Db´s é o Dobro da potência sonora, então um som com 143db é o dobro de um som de 140db´s!
Quanto à uma “Base” para você saber a média em db´s, temos alguns exemplos: 07 Db = Sala/Estúdio Musical, 50 Db = Transito leve a 30 metros, 70Db = Supermercado, 92 Db = Metrô a 5m, 120 Db = Trovão , 130 Db = Tiro, 140 Db = Turbina avião à Jato , e por ai vai.. Se o ruído ultrapassar 160 dB, como durante uma explosão de fogos de artifício a 1 metro de distância, por uma fração de segundo pode levar ao rompimento do tímpano!!
De acordo com a Bíblia do som, calculando de acordo com a pressão atmosférica da terra, o máximo que se pode chegar é 194,00 dB´s! O Recorde mundial está acima dos 180Db´s hoje, e aumentando aos poucos a cada ano!



DICAS E CUIDADOS IMPORTANTES PARA SEU SOM!!!
Neste texto abaixo estaremos resumindo ao máximo algumas técnicas para
ter um som de qualidade, e que principalmente dure por muitos anos!



01 – Sempre tenha a fiação mínima exigida pelo fabricante, ou até mais, pois como dizem “melhor sobrar do que faltar” isso serve para os cabos de força que vão do amplificador a(s) bateria(s) e também para o(s) falante(s).


02 – Sempre tenha pelo menos 80 a 100 amperes de bateria para cada 1000wrms de amplificador, esta regra criamos a anos e sempre funciona, fazendo o som tocar por horas e muito forte! Caso não tiver este mínimo requerido, o amplificador rendera menos, poderá queimar, e além disso mandara mais distorção aos falantes!


03 – Sempre tenha uma caixa projetada por um PROFISSIONAL, pois caixas erradas fazem o falante trabalhar de forma errada!


04 – Nunca aumente o som SEM regular antes, normalmente indicamos aos clientes que nao sabem mexer com os cortes dos CD Players , Amplificadores e Crossovers, que assistam os vídeos feitos pela SomSC (em DICAS no topo do site www.somsc.com.br ) para com isso fazerem regulagens corretas, e com isso o sistema todo irá render muito mais!


05 – Nunca deixe o som DISTORCER , é a distorção que faz os falantes e drivers torrarem, e os fabricantes não dão garantia para falantes ou reparos torrados! Para amplificadores classe AB que não possuem led de CLIP, indicamos que quando chegar a um volume máximo, (digamos vol 30), e no volume 35 não mudou nada, ou so “chiou”, que abaixe rapidamente o volume!
É esta distorção harmónica que faz a temperatura da bobina aumentar torrando em segundos seu alto-falante! Já para amplificadores COM Led de CLIP, indicamos manter o som uns 2 volumes abaixo do volume que Clipou, é melhor tocar o som 90% o dia inteiro do que 110% por poucos minutos!


06 – Fique sempre de olho na bateria, o normal de uma bateria de àgua, com o carro e som desligado é ficar em 12.6Volts, e com som alto ela deve ficar sempre acima de 12 Volts e mesmo com os graves fortes ela nunca deve descer de 11.5Volts, caso isso aconteça você deve comprar mais bateria(s) ou uma fonte automotiva para poder manter acima de 12Volts!

07 – 80% dos clientes que torram seus falantes pela primeira vez, é quando deixaram o som no máximo quase clipando, e sairam longe do carro e após uns minutos, entrou uma música com DB maior que as anteriores, fazendo com que o som distorcesse demais e queimasse os falantes, uma dica é comprar o “Controle JFA com função anti-clip, ele será regulado pela VOLTAGEM do CD, sendo assim caso venha uma música com maior voltagem (gravação com db mais alto) ele vai abaixar sozinho o volume do seu CD, evitando a queima dos falantes!


08 - É normal após muito tempo de som ligado a bateria descarregar, o correto quando não se tem fonte ou carregador é ligar o carro e manter acelerado acima de 2500 rpms, fazendo assim o alternador carregar, isso com o som baixo ou desligado, lembre-se que o alternador carrega sempre menos do que fala, então se ele tem 80Amperes, deverá carregar em média 50Amp por Hora, sendo assim uma bateria de 200Amp em “meia vida” levaria 2 horas pelo menos para carregar!


09 - Para finalizar, indicamos que você acesse o site www.somsc.com.br e clique em DICAS e veja todos os textos e vídeos, lá você vai aprender a regular todo o som, crossovers, amplificadores, cortes, fazendo seu som render muito mais!!



GARANTIAS somsc:

> Caso o problema ocorra até 48hs após a compra, e a SomSC tiver mais produtos (do mesmo modelo que deu problema) em estoque, lhe dará um novo! * A garantia não cobre falantes com bobina torrada ou eletrônicos ligados de forma errada! *


> A SomSC so poderá trocar seu produto por um novo caso o mesmo esteja 100% novo sem marcas ou arranhões!

> A SomSC não fabrica nenhum acessório para som, como alto-falantes, aplificadores e outros acessórios, e por isso dependemos dos fabricantes para dizer se o produto tem ou não a garantia, após apresentar algum defeito no mesmo, caso você não for de Blumenau ou região a SomSC indica que você envie um e-mail ou nos ligue para saber como proceder (se terá que enviar para nós ou para uma assistência mais próxima!).


> Nenhum fabricante do Brasil de falantes, vai dar garantia para falantes com a bobina “Queimada” pois consideram mal uso! Então se algum dia você deixou seu falante “Feder” mesmo que tenha baixado o volume em seguida, você perde a garantia automaticamente, pois com isso a bobina já estará um pouco queimada (verniz ao redor do cobre).

> Nenhum fabricante vai dar garantia para falantes com cones rasgados por culpa do cliente ou terceiros ou algum problema com líquidos, etc!

> Não será dada garantia de amplificadores que foram parafusados atraz de caixas de graves, pois isso faz “soltar” a solda dos componentes!

> Todo fabricante vai dar garantia de seus falantes, caso ocorra qualquer problema onde seja constatado ERRO no processo de fabricação, entre eles, os mais comuns sao: 01 - Descolar alguma parte do falante como cone, protetor, centragem, etc. 02 - Soltar o contato ente o engate dos fios e a bobina por rompimento da fiação. 03- A bobina estar raspando. 04 - Desfiar a bobina do copo (sem que o cobre ou aluminio tenha torrado). 05 – Soltar o cone da centragem. 06- Barulhos ou ruidos provenientes de algo solto na parte interna. Ou qualquer outro problema do género.